Suporte técnico gerenciado – Soluções robustas para o seu sucesso

Suporte by Allanis Networks Tags : , , , ,
suporte técnico gerenciado

O setor de TI é uma área que cresceu em grandes proporções nas últimas décadas, se tornando indispensável para a maioria das empresas e auxiliando em inúmeras operações, aumentando a conectividade e a velocidade de processamento das informações empresariais.

Porém, assim como em todas as outras áreas, é comum acontecer imprevistos e defeitos que podem comprometer o bom funcionamento de toda a administração empresarial, podendo gerar prejuízos e atrasos.

Dessa forma, é imprescindível o serviço de suporte técnico, que vai se responsabilizar por resolver esses problemas e garantir o bom funcionamento das redes e dos computadores. Nesse âmbito, existem duas grandes modalidades de suporte: o gerenciado e o “break/fix”.

Suporte técnico gerenciado vs. “break/fix”

As duas modalidades têm o mesmo objetivo geral: resolver os problemas de TI, porém existem algumas diferenças-chave entre elas no balanço da empresa no fim do mês.

O suporte “break/fix” é o sistema mais antigo, que foca na manutenção corretiva, em que o técnico é contratado por hora para realizar qualquer serviço de TI que seja necessário. Dessa forma, esse modelo possui as seguintes características:

  • Quando não ocorrem defeitos, o custo é baixo.
  • Quando a empresa necessita de serviços de suporte, é a do tipo corretiva, causando paralisação dos processos e, consequentemente, prejuízos.
  • Quanto mais horas o técnico trabalha, mais ele recebe, conflitando com os interesses da organização empresarial, a qual deseja que o serviço seja executado no menor tempo possível.

Já o suporte técnico gerenciado, método mais novo, cria uma relação diferente entre a empresa e o suporte técnico de TI, sendo que o custo de suporte é fixo, focando na manutenção preventiva. Desse modo, nesse sistema:

  • O custo com suporte é sempre o mesmo, com necessidade de manutenção ou sem.
  • Tanto os técnicos como a organização empresarial querem realizar o serviço no menor tempo possível, sem causar paralisações alongadas.
  • É realizada a manutenção preventiva, diminuindo a ocorrência de defeitos e paradas.

Quais são as facilidades do suporte técnico gerenciado?

Utilizando o serviço de suporte gerenciado, é possível usufruir de algumas facilidades que tornam o TI mais eficiente e auxiliam o suporte, como:

  • Preço fixo mensal: com um valor pré-determinado, é possível contratar todo o suporte de TI para sua empresa.
  • Monitoramento de servidores: a contratação do suporte técnico garante o monitoramento de estações e de servidores em regime 24×7, possibilitando uma análise de dados em tempo real.
  • Manutenção: a equipe técnica está sempre disponível para resolver quaisquer problemas que possam aparecer.
  • Consultoria: um grande diferencial desse serviço é a consultoria especializada, dando dicas e informações sobre as mais novas tecnologias e sistemas mais eficazes para a realidade de cada empresa.
  • Atendimento personalizado: é possível utilizar as opções de atendimento remoto e local para tirar dúvidas, pedir assistência etc.
  • Registro documentado: com a utilização desse serviço, é possível consultar a documentação de cada chamado para ter um controle mais rígido dos processos do suporte.
  • Gerenciamento: além de reparos e instalações, o suporte também gerencia os serviços de TI cuidando dos serviços básicos, como rotinas de backup, gerenciamento de e-mails, internet etc.

Além disso, ainda é possível usufruir de softwares próprios, como antivírus e programas de proteção de navegação, bloqueando alguns conteúdos e prevenindo possíveis invasões de privacidade.

Quais os efeitos que o suporte gerenciado provoca na empresa?

A contratação do suporte em TI provoca muito mais benefícios do que apenas uma manutenção eficiente nos sistemas e redes, sendo que os efeitos em longo prazo são essenciais para o sucesso de uma empresa.

  • Mais disponibilidade dos recursos: com o suporte técnico gerenciado, é possível reduzir o número de paralisações devido a defeitos por meio da manutenção preventiva. Além disso, é possível gerenciar melhor o tempo de instalação e atualização de alguns recursos, aumentando o tempo de utilização do sistema como um todo.
  • Soluções mais rápidas: com uma equipe especializada e sempre presente, é possível ter mais familiaridade com o sistema e os possíveis problemas que possam ocorrer, resolvendo tudo de forma mais rápida e eficiente.
  • Confiança e responsabilidade: o suporte vai atuar diretamente nas configurações dos sistemas, redes e banco de dados da empresa. Dessa forma, a confiança e a responsabilidade são características imprescindíveis, proporcionando mais qualidade de serviço.
  • Personalização do serviço: um efeito proporcionado por esse serviço é a adequação do suporte para cada empresa, pois se trata de uma prestação de serviço contínua, permitindo que o serviço seja direcionado a cada necessidade especifica.
Quem pode utilizar esse serviço?

O setor de TI está presente em quase todas as empresas hoje em dia, seja de pequeno, médio ou grande porte, sendo necessário um suporte eficiente em todas elas.

No entanto, em algumas empresas pequenas, o custo do suporte em TI é visto como desperdício, fazendo com que a administração opte por serviços corretivos e acabe perdendo em eficiência e aumentando as paradas imprevistas.

Desse modo, o suporte técnico gerenciado pode ser aplicado em qualquer tamanho de empresa, desde uma pequena com serviços personalizados para reduzir os custos até nas grandes com organização mais complexa.

O suporte e a possibilidade de inovação

Uma das principais características do serviço de suporte gerenciado é a possibilidade de inovação e evolução dos sistemas de TI. Isso porque os técnicos estão diretamente ligados à empresa e podem visualizar melhor as necessidades e promover novas soluções.

Isso se deve, principalmente, ao fato de que a manutenção ocorre de forma preventiva, fazendo com que o suporte técnico sempre esteja estudando maneiras de reduzir as ocorrências de problemas e aumentar a eficiência do sistema.

Para pequenas empresas, por exemplo, o suporte pode instalar opções de armazenamento de dados na nuvem e criar servidores para transferência de dados, aumentando a velocidade de processamento e a segurança das informações.

Já para empresas de médio e grande porte, o suporte gerenciado pode aplicar melhorias no servidor e no gerenciamento de dados, além de aplicar protocolos de segurança mais rígidos e eficientes.

Dessa forma, o suporte se torna muito mais do que apenas o serviço de manutenção, mas também se torna uma consultoria especializada contando com técnicos qualificados e experientes.

Possui mais alguma dúvida sobre suporte técnico gerenciado? Comente sua dúvida aqui. Seu contato é muito importante para nós.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *