Setor de TI: Como ter bons resultados?

Segurança by Allanis Networks Tags : , , ,
setor de ti

A área de Tecnologia da Informação exerce grande importância em uma empresa, seja para atender o cliente interno ou prestar serviços para outros clientes. Uma boa gestão de TI é aquela que consegue manter os resultados sempre em altos níveis e cabe ao bom gerente focá-la, para que as coisas não saiam do controle.

Não é uma equação muito simples de resolver, por isso preparamos algumas dicas para ajudar nessa tarefa.

Tudo no seu devido lugar

Não se pode esperar que o bom senso resolva todos os problemas dentro de um setor de TI. Se cada um começa a resolver os problemas do seu jeito, a unidade deixa de existir e os níveis de qualidade caem por terra.

O gestor deve sempre reforçar como e por quem as atividades devem ser realizadas. Faz parte da gestão de pessoas incentivar a colaboração entre diferentes setores ou filiais, mas é preciso que cada um saiba exatamente o que deve fazer.

Ter especialistas em cada área é muito bom, mas é preciso descentralizar para que tarefas não comecem a depender de pessoas específicas, algo bastante danoso para a produtividade.

Aproveite a nuvem

Esqueçamos o ambiente de um prédio com todos os funcionários rodando em uma base de dados local. A empresa fecha às 17 horas e ninguém faz mais nada até o próximo dia. O setor de TI moderno é dinâmico e não tem limitação de tempo ou distância.

Funcionários trabalhando de casa, alocados em clientes, em uma reunião ou em um treinamento externo podem e devem ter acesso ao CRM da empresa para realizarem atividades rotineiras. A computação em nuvem permite uma gestão de TI sem fronteiras de tempo e espaço, melhorando a produção e a gestão de pessoas.

Processos otimizados

Vivemos em uma época na qual não se dá para perder tempo com atividades que levem a nada. Muita burocracia e processos confusos acabam minando a motivação dos funcionários e atrapalhando o dia a dia do trabalho.

Revise sempre que possível os processos da empresa e aproveite para fazer a gestão de pessoas, aproveitando as sugestões dadas por aqueles que utilizam essas dinâmicas. Além disso, não exagere na quantidade ou nas horas com reuniões, afinal elas acabam tomando um tempo que poderia ser utilizado na produção da empresa.

Trace metas claras e possíveis

É função da gestão de TI conhecer o ambiente e saber o que é e o que não é possível naquele momento. Ter metas é extremamente importante, já que os funcionários saberão exatamente o que se espera deles, tanto individualmente quanto em conjunto. Mas se elas forem muito difíceis de serem alcançadas, diversas áreas, como o setor de TI, deixam de ser produtivas (principalmente em ambientes menores e com menos gente).

Ao criá-las, também é preciso dar especial atenção às ferramentas de medição. Os funcionários tendem a ficar desmotivados caso não confiem na forma como estão sendo avaliados. É preciso mostrar a eles que o feedback, mesmo quando individual, é profissional e impessoal, algo somente possível com o poder dos números e das estatísticas.

Mantenha a infraestrutura em dia

O trabalhador do setor de TI está sempre entregando aos clientes a melhor tecnologia para que eles desempenhem os seus trabalhos. Então, imagine a frustração desse pessoal quando o ambiente em que trabalham é negligenciado?

Sendo a grande maioria entusiastas de tecnologia, os funcionários tendem a não produzir bem quando não recebem o equipamento necessário para o seu trabalho. Esse problema costuma ainda ser rapidamente comentado pelos empregados descontentes, causando um efeito em cadeia bastante perigoso.

É importante lembrar que a gestão de infraestrutura deve ser acompanhada pela gestão de pessoas. É preciso ter hardware e software adequados para as tarefas rotineiras, mas não se pode deixar de entregar o básico em relação ao local de trabalho. Ele deve ser limpo, estar sempre organizado e primar por uma boa ergonomia.

Integre as equipes

Com o passar do tempo, alguns profissionais e equipes podem começar a desenvolver um trabalho muito próprio. Se isolados de outros departamentos, o trabalho realizado por eles pode criar um padrão estranho aos outros.

Integrar equipes evita que o trabalho solitário de alguém fique parado. Para fazer isso, é importante que a gestão de TI atue e promova reuniões e outros eventos para integração, mas também que cuide da documentação.

Fazer a gestão pessoal, portanto, é importante para que todos colaborem. Assim, nada ou quase nada precisa ser imposto ou forçado. O setor de TI deve funcionar como uma unidade que se apoie em pessoas, mas não que dependa delas.

Comunicação e feedback

A gestão de TI precisa estar atenta à forma como o ramo da tecnologia trabalha. Composta por profissionais qualificados, dinâmicos e inventivos, é preciso estabelecer uma comunicação bastante ágil e honesta para manter o time funcionando bem.

Equipes menores precisam de feedback constante para que todos os recursos sejam aproveitados da melhor forma possível. A antecipação pode resolver vários problemas na área de gestão de pessoas antes mesmo que aconteçam.

Desde um pequeno rumor que precisa ser esclarecido até a definição de planos claros para o futuro da empresa e do departamento, é importante que a equipe esteja bem informada por quem tem a informação correta. Isso passa confiança ao time.

Invista em melhorias

A área de tecnologia atua sempre com o que há de mais moderno e, por isso, tudo precisa ser constantemente atualizado. Isso vale para as ferramentas utilizadas pelos profissionais e também para a equipe como um todo.

Treinamentos precisam ser uma rotina em um setor de TI. Podem ser específicos ao funcionamento da empresa ou direcionados para os vários setores necessários para se ampliar a produtividade. Os treinamentos podem ser fornecidos diretamente pela empresa e é preciso incentivar as pessoas a procurarem melhorias por conta própria. Afinal, gestão de pessoas e gestão de TI devem caminhar juntas.

Não deixe de interagir com a gente sobre o que achou dessas dicas. Dê a sua opinião sobre como melhorar os resultados nos setores de TI.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *