Saiba quais certificações de TI farão toda a diferença na sua carreira

Certificação by Allanis Networks Tags : , , , , , ,

O mercado de trabalho de TI é extremamente dinâmico e competitivo.

Dada a velocidade com que a tecnologia evolui, é preciso estar sempre atualizado para acompanhar essas mudanças e permanecer relevante no mercado.

Aquela linguagem de programação que todo mundo usava no ano passado? Fora dos planos. Aquele equipamento lançado háa não mais do que 10 anos? Ninguém usa mais.

O profissional de TI sabe que passará a vida estudando, se reciclando para permanecer em um mercado promissor e em expansão.

Mesmo com a crise econômica que assola o mundo e também atinge o Brasil, as previsões para 2017 indicam crescimento na área.

Os pré-requisitos para participar desse mercado já são conhecidos: nível superior ou técnico na área, disponibilidade para trabalhar a qualquer dia e horário e saber inglês.

Além disso, para se diferenciar é preciso investir em estudos complementares. Realizar cursos e treinamentos é importante, mas não basta. Hoje as empresas estão buscando por profissionais que tenham certificações de TI.

As certificações de TI servem para medir o quanto o empregado sabe sobre a tecnologia em que trabalha e tem sido fator decisivo na hora de realizar contratações ou fazer ajustes salariais. Algumas empresas chegam a exigir certas certificações de TI como pré-requisito para concorrer às vagas oferecidas.

O mercado oferece uma grande variedade de treinamentos, cursos e certificações. Por isso, antes de planejar onde investir, confira quais certificações farão a diferença na sua carreira.

Cisco Certified Internetworking Expert – Routing eSwitching

A CISCO oferece uma gama de certificações praticamente obrigatórias para quem trabalha com redes de dados e voz sobre IP. Tudo começa com o CCNA (Cisco Certified Network Associate Routing & Switching), mas essa certificação já é considerada o básico para quem trabalha na área e já deixou de ser um diferencial. O mesmo vale para o CCNP (Cisco Certified Network Professional).

Com o CCIE você demonstra a habilidade em desenhar, planejar, implementar e dar manutenção em redes de dados, assim como nos protocolos de roteamento. Essa certificação torna o candidato apto a disputar vagas com altos salários e ótimas condições de trabalho no Brasil e no exterior.

VMware VCP-Cloud

A computação e o armazenamento em nuvem são algumas das grandes tendências para TI nos próximos anos. E quem souber lidar com elas terá trabalho garantido por algum tempo.

Para se capacitar nesse campo ainda não existem muitas certificações de TI, mas a que está se destacando é a VMware VCP-Cloud.

A prova irá garantir ao mercado que o profissional está capacitado para lidar com as novas tecnologias em termos de programação em nuvem, contando com conhecimentos básicos que incluem nuvens públicas e privadas, além de importantes conceitos de segurança.

Apesar de relativamente recente, é uma certificação altamente valorizada pelas empresas e vale a pena investir na sua aquisição.

PMI – ProjectManagement Professional

Uma das áreas que mais cresce em termos de TI é a área de gestão de projetos. As comunicações unificadas e o alcance mundial de redes de dados tornaram os projetos cada vez mais complexos e gerenciar com competência vem ganhando valor de mercado.

O PMI (Project Management Institute) é uma instituição internacional sem fins lucrativos. Apesar disso, ele se tornou o principal órgão mundial no que diz respeito ao:

  • Estabelecimento depadrões de gestão de projetos
  • Divulgação de conhecimento para os profissionais
  • Certificação do profissional em gestão de projetos

Ao contrário das demais certificações de TI, essa não é composta apenas de testes a serem realizados pelo candidato. Para ser um Project Management Professional, o candidato precisa comprovar que atua como gerente de projetos antes de se habilitar a realizar as provas.

São necessárias 4.500 horas nos últimos 6 anos para a categoria I e 7.500 horas nos últimos 8 anos para a categoria II.

Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL DeveloperCertification

Bancos de dados continuam a ser uma área importante no mercado de TI. E a linguagem que se firmou como a principal para desenvolvedores e fabricantes é aquela provida pela Oracle com o seu SQL.

Apesar de o protocolo não ser de uso exclusivo da fabricante, uma das certificações de TI que o mercado mais valoriza é a Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL Developer Certification.

Através dela o candidato demonstra entendimentos dos conceitos fundamentais do SQL necessários para a realização de qualquer atividade com a ferramenta.

Ao passar na prova, o profissional se mostra capaz de trabalhar com o Oracle Database Server ganhando conhecimentos sobre as queries (seleções) e os processos de insert (adição), update (atualização) e delete (apagamento) de dados dentro da plataforma de banco de dados.

Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD)

A certificação da gigante Microsoft é uma das mais valorizadas no mercado de TI. Com uma variedade de soluções empresariais, residenciais e móveis, é uma das certificações de TI mais procuradas pelos profissionais e pelas empresas contratantes.

Assim como a CISCO, a Microsoft oferece uma gama completa de certificações de TI de acordo com o produto, protocolo ou área de atuação do candidato. Essa ramificação muitas vezes obriga o profissional a realizar várias provas e treinamentos até atingir o nível desejado, mas os resultados compensam o esforço.

A MCSD especificamente foca em aplicações para a web e para Windows phone apps. Cobre as áreas de análise e projeto de soluções empresariais. Como já dito, para atingir esse nível é preciso antes preencher pré-requisitos da própria política da empresa. No caso programação em HTML5, com JavaScript e CSS3; desenvolvimento de aplicações web ASP.NET, MVC 4 e desenvolvimento em Windows Azure e serviços web.

CompTIA Mobility+

Um dos mercados mais promissores e interessantes para os próximos anos é o de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis como tablets e smartphones.

A CompTIA é um órgão especializado em treinamentos e certificações e suas certificações de TI são bastante valorizadas no mercado.

A Mobility+ segue os parâmetros estabelecidos pela ISO17024 e valida a capacidade dos candidatos em entender os conceitos sobre a programação para aplicativos de dispositivos móveis. São levados em conta conceitos complexos como o BYOD (Bring your own device), uma tendência para os próximos anos.

Agora que já está claro quais certificações de TI farão a diferença na sua carreira, basta escolher, estudar muito e se preparar para as melhores vagas.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *