Qual o perfil dos empreendedores na área de TI no Brasil?

Empreendedorismo by Allanis Networks Tags : , , ,

A área de Tecnologia da Informação (TI) é citada como um dos ramos mais promissores para empreender nos dias atuais. Todo esse destaque no mundo dos negócios se deve ao fato de que a tecnologia, bem como os meios de comunicação, se tornou indispensável no cotidiano do homem moderno. Nos últimos anos, os empreendedores na área de TI no Brasil e no resto do mundo se entregaram com verdadeira dedicação aos negócios e os resultados foram surpreendentes.

É comum que muitos profissionais na área de TI se encontrem insatisfeitos com a própria atuação em cargos subordinados em empresas de diferentes portes, fator que acaba influenciando na decisão de investir na própria carreira e se arriscar em um negócio mais independente para alcançar não apenas trabalhos mais lucrativos, mas também a satisfação pessoal e profissional.

No Brasil, os empreendedores na área de TI estão cientes de que essa indústria vem crescendo consideravelmente por todo o país e essa situação tende a se intensificar nos próximos anos. Nosso setor de Tecnologia da Informação está cada vez mais sofisticado e inovador e o mercado brasileiro apresenta um grande potencial de desenvolvimento em soluções tecnológicas nos mais variados setores, como segurança, educação e eficiência governamental.

O perfil do empreendedor em TI hoje pode variar e existem diferentes opções de atuação para esses profissionais, mas uma coisa é certa: empreender pode ser uma grande aventura e exige muito estudo, esforço e dedicação.

Os principais perfis dos empreendedores na área de TI

  • Autônomo: profissionais de TI autossuficientes muitas vezes escolhem seguir uma carreira como autônomos, prestando serviços e consultoria para diferentes empresas. Normalmente, o alto grau de conhecimento e um nível avançado de especialização fazem parte do perfil desses empreendedores. Suas principais funções podem estar envolvidas em diferentes áreas, como marketing, RH ou contabilidade, seja na criação ou planejamento de sistemas integrados de gestão.
  • Empreendedor corporativo: estar ligado a uma corporação ou empresa também pode ser um caminho atrativo para os profissionais de TI, trabalhando de forma pró-ativa e auxiliando a empresa com ideias estratégicas que contribuam para sua evolução interna e externa. Prestar consultoria com excelência exige que esses empreendedores na área de TI possuam um perfil dinâmico, conheçam setores tecnológicos variados e sejam capazes de contribuir para a agilidade dos processos e da redução de custos. Disposto a aprender sempre mais, o empreendedor corporativo deve ter conhecimentos em arquitetura de soluções e segurança.
  • Montar uma empresa: abrir uma empresa de softwares de segurança, capacitação especializada, arquitetura de soluções ou demais setores relevantes na Tecnologia da Informação pode ser um grande desafio e exige a presença de uma equipe sólida, composta por profissionais com diferentes especializações e que estejam dispostos a somar seus conhecimentos e habilidades para oferecer serviços completos e eficientes.
  • Startup: é possível encontrar histórias de sucesso impressionantes ao se pesquisar na internet sobre investimentos em startups. Embora ela atraia muitas pessoas com a possibilidade de baixos investimentos e altos lucros, os empreendedores na área de TI que desejam embarcar nesse mundo precisam ter uma visão crítica do mercado e um perfil criativo e inovador. Afinal, a startup representa a oportunidade de colocar em prática ideias originais e desafiadoras.

Histórias de sucesso

Eles reconheceram necessidades reais, tiveram boas ideias e colocaram seus planos em prática. Conheça alguns dos empreendedores na área de TI que usaram a própria criatividade e empenho e conquistaram o Brasil e o mundo com suas criações:

  • Felipe Dib: o jovem empreendedor fundou a plataforma de ensino online “Você Aprende Agora” em 2011, que logo se popularizou por oferecer acesso a aulas de inglês gratuitas em vídeoaulas com menos de cinco minutos. A ideia deu tão certo que a startup acabou sendo convidada pelo Fórum Econômico Mundial para integrar os Objetivos do Milênio da ONU.
  • Romero Rodrigues: um dos principais nomes entre os empreendedores na área de TI no Brasil, Romero Rodrigues é o fundador e CEO da empresa Buscapé, site que permite que os usuários comparem preços e ofertas de produtos em várias lojas online. Em seu Twitter e site pessoal, ele orienta os novos empreendedores a lidar com obstáculos e contratempos comuns no mundo dos negócios.
  • Adaylon Borges: o grupo de profissionais de Tecnologia da Informação liderado por Adaylon Borges criou a Go Talent, que localiza entre os perfis dos usuários cadastrados os funcionários de TI mais adequados para as empresas contratarem. Em menos de seis meses, a empresa de Mato Grosso do Sul superou a marca de 80 empresas brasileiras e se tornou uma ferramenta útil para grandes corporações que buscam profissionais de TI qualificados.

Descubra se você tem um perfil empreendedor

Não se nasce empreendedor, torna-se. Contudo, os maiores empreendedores na área de TI possuem alguns pontos em comum, alguns pré-requisitos básicos para se dar bem em uma carreira cheia de possibilidades. Confira:

  • Ter disponibilidade e vontade para estudar e acumular conhecimentos técnicos.
  • Ser capaz de se dedicar 100% ao negócio ao qual se propõe empreender.
  • Reconhecer e avaliar racionalmente todos os riscos.
  • Manter os pés no chão e evitar expectativas irreais.
  • Estar sempre aberto para aprender com suas experiências.
  • Entender e aceitar quando uma ideia ou proposta não funciona.

Se você se identificou com todas ou com a maioria das características dessa lista, é provável que você possa se dar bem como um dos empreendedores na área de TI. Porém, é preciso lembrar que o empreendedorismo de sucesso exige muito planejamento, esforço e constantes estudos para atingir o sucesso almejado.

Saiba mais

Não há dúvida de que o empreendedorismo chegou para ficar, assim como as diversas modalidades da Tecnologia da Informação. Os empreendedores na área de TI precisam ter uma ampla visão da sociedade e seus costumes, possíveis tendências e as maiores necessidades do homem moderno. Só assim esses profissionais podem garantir que seus negócios estarão entre as novidades de sucesso do futuro.

Se você gosta de ler sobre empreendedorismo e Tecnologia da Informação, continue acompanhando nossas postagens. E, caso tenha alguma dúvida ou opinião sobre os atuais empreendedores na área de TI no Brasil e no mundo, deixe o seu comentário ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *