O que significa TI para você ?

Soft Skills by Allanis Networks Tags : , , , , ,
TI

“Meu computador travou. Chama o moço do computador, por favor.”

Essa é, provavelmente, a fala mais recorrente que profissionais da Tecnologia da Informação (TI) ouvem no dia a dia da empresa. Além das muitas outras falas e apelidos que não os agrada em absolutamente nada.

Muitas vezes, essa forma de bullying se origina da falta de conhecimento. Por ser uma profissão mais ou menos enigmática, e um tanto abrangente, muitas são as dúvidas acerca das especificidades do trabalho deste profissional e suas possíveis áreas de atuação.

Se ele não é a pessoa que conserta seu computador, o que ele faz? Qual a sua função? Por que a empresa precisa dele, não seria melhor chamar um técnico de vez em quando? Ele não pode trabalhar de casa?

Profissionais de TI estão sujeitos às mais variadas brincadeiras e ofensas no cotidiano empresarial. Sem falar nas inúmeras perguntas nada pertinentes às áreas de conhecimento por eles dominadas, por exemplo, perguntar a um administrador de redes o porquê de o seu computador demorar para ligar e desligar.

Nem sempre é proposital, mas é bom que se entenda exatamente o que eles fazem, para evitar esse tipo de gafe no futuro. Cada profissional tem uma formação específica, ele se dedica a determinadas subáreas de estudo da Tecnologia de Informação e, não necessariamente, saberá resolver o seu problema simplesmente porque envolve um computador, tablet ou smartphone.

TI é a área que se destina ao estudo do conjunto composto por atividades e soluções obtidas através de recursos computacionais cujo objetivo é obter, armazenar, acessar, gerenciar e utilizar as informações resultantes. Resumindo, os profissionais de TI são responsáveis por desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais.

O que o profissional de TI faz ?

São três áreas principais de atuação: banco de dados, infraestrutura e software. Dentro de cada uma dessas áreas, as possibilidades são enormes. E, os salários costumam são outro fator bastante atrativo. O profissional de TI pode trabalhar com:

  • Análise de suporte técnico;
  • Administração de redes;
  • Programação;
  • Desenvolvimento;
  • Administração de banco de dados (conhecidos como ADBS);
  • Implantação de sistemas de segurança;
  • Administração de informações.

Dito isso, o profissional pode buscar empregos em empresas, organizações e negócios dos mais variados setores, tais como infraestrutura, segurança, gestão de recursos e medicina. Também há mercado para aqueles que desejam desenvolver um trabalho ou projeto de mais especificidade, como softwares comerciais ou ferramentas para dispositivos móveis.

Como ingressar em TI

Diferente de outras áreas do mercado profissional, indivíduos sem formação acadêmica formal são bem-vindos ao setor de TI, assim como autodidatas. Entretanto, tal maneira de aquisição de conhecimentos limita o crescimento e desenvolvimento do profissional no cenário empresarial e corporativo.

Por isso, apesar de não ser um requisito, a graduação em cursos como ciência da computação, engenharia da computação e sistemas de informação, é altamente recomendada. O domínio do idioma inglês é, em contraste, obrigatório – uma vez que grande parte dos códigos computacionais e tecnológicos estão nesse idioma, considerado língua franca.

Neste artigo você pode conhecer um pouco mais sobre TI. Para entender melhor o impacto real deste profissional dentro de empresas, clique aqui.

Se você já atua na área, ou possui mais informações, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Please follow and like us:

One comment

Pingback: 6 motivos matadores para investir na nuvem e aumentar a credibilidade do seu negócio – Allanis Networks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *