Empreendedorismo digital: Saiba como crescer junto com este mercado

Empreendedorismo by Allanis Networks Tags : , ,
empreendedorismo digital

Vivemos uma realidade cujas oportunidades de emprego estão cada vez mais escassas. Seja pela forte concorrência para poucas vagas, pela automatização dos processos e também pela falta de mão-de-obra qualificada, adentrar no mercado de trabalho está ficando muito difícil.

Pensando nessa realidade, muitas pessoas começam a reunir e a organizar suas ideias para a realização da abertura de um negócio próprio. A isso chamamos de empreendedorismo. Trata-se, portanto, do ato de desenvolver ideias e de aproveitar as oportunidades para criar um negócio. Já que esse ramo do mercado está em alta expansão,observamos o surgimento de muitos empreendedores e micro empreendedores que, enxergando as dificuldades do mercado, conseguiram de maneira planejada, arriscar na hora certa e desenvolver um plano de negócios o qual rendeu frutos para que, ali, se mantivessem.

No entanto, existem alternativas para começar a empreender e, hoje, vamos falar sobre empreendedorismo digital. O uso da internet cresceu a tal ponto que é difícil imaginar nossas vidas sem ela.  Podemos fazer praticamente tudo pela web. Seja comprar, seja vender, seja apenas pesquisar. Nesse ritmo, as ideias de empreendedorismo focadas no digital são as que mais rendem, atualmente.

Grandes nomes do mercado estão investindo no digital, mostrando que viver apenas de lojas e negócios físicos está ficando ultrapassado. Muitas lojas digitais já vendem mais que as lojas físicas. O mercado da internet cresce e nele surge uma boa oportunidade de fazer dinheiro. A identificação dessa oportunidade, bem como a organização de um problema e a criação de soluções para serem oferecidas por meio da internet, por exemplo, é o que é chamado de empreendedorismo digital.

O que fazer para ser um empreendedor digital?

Existem diversos meios de entrar no ramo do empreendedorismo digital. Todas essas alternativas precisam estar conectadas (não apenas usando o trocadilho da internet) com o que é de necessidade no meio digital para que se aproveitem as oportunidades. Um exemplo são os aplicativos para celulares. Seus desenvolvedores observam as carências dos usuários e pensam em produtos que sirvam para auxiliar e cessar tais necessidades. Isso é empreender.

Outra forma é buscar parcerias e trabalhar com vendas de produtos. Existem sites exclusivos de venda e revenda. Aqui não estamos falando das lojas digitais, mas de alternativas feitas por meio do empreendedorismo digital. Fica o exemplo: você tem um amigo que vende produtos para carros. Com seu olhar de empreendedor, você desenvolverá um projeto no qual seja possível auxiliar esse amigo nas vendas de forma que, tanto ele quanto você seja beneficiado.

Uma dica importante para quem quer trabalhar em qualquer área que envolva internet é escolher um público-alvo, aqui chamado de nicho. Esse nicho de mercado deve atender a dois requisitos: as necessidades que você identificar e algo que você tenha conhecimento. Se você sabe vender, busque um projeto de empreendedorismo digital de vendas. Se você é bom em dar dicas, que tal escrever e-books (livros eletrônicos) com dicas sobre determinados assuntos? E assim por diante.

Apesar de parecer fácil ganhar dinheiro com internet – note-se a quantidade de pessoas que estão até mesmo abandonando trabalhos fixos para se dedicar a essa área -é preciso muito trabalho e muita dedicação. O caminho é trabalhoso. Conseguir fazer seu produto chegar ao público, por mais fechado que ele seja nunca é uma tarefa fácil. E isso se dá justamente pela grande quantidade de opções que os meios digitais oferecem. Não existe ganhar dinheiro fácil e rápido, principalmente, no ramo do empreendedorismo digital. É necessário descontruir esse mito.

O que é preciso?

Agora que você já conhece as principais alternativas para começar no ramo do empreendedorismo digital, é hora de saber o que é preciso para iniciar. Alguns pontos são importantes e até mesmo desconhecidos.

  • Tecnologia da Informação: a chamada TI é de fundamental importância para qualquer negócio digital. É com ela que seu projeto será totalmente desenvolvido.
  • Segurança de TI: a internet é um meio muito legal para se trabalhar, mas existem muitos perigos. Um dos maiores medos e uma situação que ocorre bastante é a invasão de dados. Por isso, a segurança de TI trabalha para como manter informação digital privada protegida de pessoas não autorizadas.
  • Suporte técnico: se você quer montar um projeto de qualidade, precisará de um suporte técnico por trás, para dar todo auxílio necessário, o qualajudará a evoluir sempre que necessário com atualizações e manutenções.
  • Armazenamento: voltando a falar de segurança de TI, é preciso manter suas informações sempre guardadas, mas nem sempre há locais de segurança para fazer isso. Ou então falta espaço em disco para tal. O serviço de armazenamento de nuvem chega para facilitar e ajudar nessa questão.

Após conhecer a parte técnica, você precisa entender que para trabalhar no empreendedorismo digital é preciso muito planejamento e criatividade. O sucesso não acontecerá da noite para o dia, o dinheiro não vai cair do céu. Muitas pessoas alcançam o objetivo, mas outras tantas não chegam onde querem. É necessário persistir, insistir e o mais importante: ter uma boa ideia.

E como pensar em uma boa ideia para começar? Confira através da lista abaixo:

  • Estar atento ao que as pessoas falam, leem e compram;
  • Identificar as carências e necessidades do público;
  • A partir dessa problemática, escolher um nicho de mercado;
  • Desenvolver soluções para as necessidades;
  • Planejar, projetar, criar, investir e agir.

Tudo pronto. É hora começar no empreendedorismo digital

Ser um empreendedor digital não é uma tarefa fácil. É preciso conhecer o que você está fazendo para conseguir oferecer produtos e soluções que atendam às necessidades das pessoas. Buscar novos conhecimentos em plataformas, saber as novidades tecnológicas e digitais, é sempre um grande passo a se dar.

Através das dicas que você conheceu nesse texto, ficou mais fácil saber como crescer junto com o ramo do empreendedorismo digital. Desde o desenvolvimento da ideia, passando pela identificação do problema e a escolha do público, chegando até a execução, começar a empreender só depende de uma pessoa: você!

Pretende começar no ramo empreendedorismo digital ? Qual das estratégias você pretende avançar? Não se esqueça de deixar nos comentários a sua opinião, além de interagir e compartilhar experiências!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *