Empreendedorismo digital: entenda como sair na frente da concorrência e garantir a sua parcela de mercado

Empreendedorismo by Allanis Networks Tags : , , , , , , , ,

A tecnologia passou por um processo de evolução muito acelerado na última década. Atualmente, é muito raro encontrar uma casa em que não haja um computador com acesso à internet ou conhecer pessoas que não possuam celulares ou tablets. Esse crescimento desenfreado abriu as portas para um novo tipo de investimento: o empreendedorismo digital.

Mesmo as empresas físicas modernas possuem lojas virtuais, possibilitando que seus consumidores possam realizar suas compras sem sair de casa. Também são comuns as lojas exclusivamente virtuais, que operam apenas em sites e blogs.

Se antes existia certo receio por parte dos clientes em fazer compras online, hoje em dia o e-commerce se popularizou, oferecendo mais segurança, praticidade e eficiência, o que acabou por conquistar até os consumidores mais “desconfiados”. A grande maioria dos brasileiros já fez alguma compra online pelo menos uma vez, desde passagens aéreas a móveis e eletrodomésticos.

Contudo, embora o empreendedorismo digital seja uma proposta promissora, a concorrência é enorme. É possível encontrar todo tipo de produto ou serviço oferecido na internet, já que praticamente qualquer pessoa pode iniciar um negócio virtual. O grande desafio, portanto, é tornar o seu trabalho conhecido e conquistar credibilidade em meio a milhões de páginas concorrentes. Como fazer isso? Continue lendo!

O que é empreendedorismo digital?

O conceito de empreendedorismo digital ainda não está completamente claro para algumas pessoas. Por isso, antes de prosseguirmos, vamos entendê-lo melhor.

Também chamado de empreendedorismo virtual, o grande diferencial desse desenvolvimento de negócio é o uso dos meios digitais (como a própria internet) para oferecer produtos e/ou serviços e, dessa forma, obter lucro. É claro que existem maneiras infinitas de se fazer isso, graças aos suportes e às plataformas modernas.

Muitos empreendedores digitais se focam em desenvolver um produto próprio, de acordo com os próprios conhecimentos e experiências. Seja a confecção de roupas ou peças decorativas artesanais, muitas pessoas começam ou potencializam a própria marca pela internet.

Outra alternativa é a revenda de produtos, talvez a mais frequente. Nesse segmento, é comum que os empreendedores trabalhem com a importação de produtos dos mais diversos segmentos, pois assim é possível oferecer mercadorias diferentes e exóticas. Em alguns casos, como os produtos importados da China, pode-se conseguir preços baixos e uma ótima margem de lucro.

Em resumo, o empreendedorismo digital é muito abrangente e engloba diferentes ramos. Embora não exista uma fórmula secreta para o sucesso, aprender a lidar com a concorrência é um fator determinante para qualquer empresa virtual.

Dicas para fazer sua marca ou produto se destacar entre os demais

  • Escolha e estude o seu nicho de atuação: decidir o ramo de atuação pode parecer fácil, mas é uma questão primordial. Para começar seu negócio com o pé direito, você deve levar em conta algumas questões, como o quanto você entende da área em que pretende atuar e como é a aceitação do público quanto a esse tipo de produto ou serviço. Saber quem são os seus principais concorrentes nacionais e internacionais também é importante. Para não errar, estude o assunto a fundo. Utilize a própria internet para ler toda a informação que encontrar. Faça pesquisas. Entre em contato com experts no assunto. Nessa fase de planejamento, estudar é a palavra-chave.
  • Invista na aparência do seu site: um design atrativo e original pode ser decisivo para um bom empreendedorismo digital. Afinal, além de encontrar a sua página, os possíveis consumidores precisam se sentir inclinados em permanecer navegando por ela. Outro aspecto importante é a segurança. Um site muito amador pode deixar as pessoas inseguras na hora de fazer a compra. Por isso, contratar um profissional para criar sua página não é um gasto, e sim um investimento.
  • Faça parcerias: blogs e sites parceiros podem ajudar a aumentar a popularidade do seu site e seus produtos. Um exemplo são as empresas que trabalham com confecções ou revenda de roupas e acessórios, que vez ou outra enviam alguns de seus produtos para blogueiras e outras personalidades influentes no mundo da moda. Elas,ao exibirem as peças recebidas em seus blogs e redes sociais, ajudam a divulgar a marca.
  • Não se esqueça das redes sociais: ficar por fora das redes sociais é uma falha inadmissível no empreendedorismo digital. Afinal, é por meio delas que você pode fazer a maior parte da divulgação da empresa, além de ser um canal de comunicação direta com seus consumidores. Fazer sorteios e promoções no Facebook, por exemplo, acaba gerando engajamento e pode aumentar consideravelmente a visibilidade do seu negócio. Mantenha os perfis e as páginas sempre atualizados com imagens interessantes e busque responder as dúvidas e mensagens dos seus seguidores sempre que possível.
  • Dê atenção ao feedback dos seus consumidores: o empreendedorismo digital não acaba após a venda da mercadoria. Afinal, a melhor forma de saber se seus produtos ou serviços estão agradando é falar diretamente com seus clientes. Abrir espaços para comentários e avaliações no próprio site da marca é uma forma de avaliar qual o grau de satisfação dos seus consumidores, além de demonstrar consideração por eles e também poder observar quais são as principais críticas negativas e positivas para aprimorar ainda mais a qualidade do seu negócio.
  • Seja original: quando o assunto é se destacar entre a concorrência, a originalidade não pode ficar de fora. Não há nenhum problema você se inspirar em empresas e marcas de sucesso na hora de construir os alicerces e as estratégias do seu próprio negócio, contudo busque sempre ser criativo e construir uma identidade única para a sua marca. Esse é um dos grandes desafios do empreendedorismo digital de sucesso.

Alcançando resultados

Fazer dinheiro na internet não é fácil e, normalmente, é um processo lento. É preciso que haja paciência e, sobretudo, determinação para fazer com que um negócio dê certo, principalmente em um espaço em que a concorrência é cada vez maior. É importante recordar que os resultados do empreendedorismo digital não aparecerão do dia para a noite.

Porém, com muita dedicação e esforço, tudo é possível. Por isso, nada de desanimar! Aplique nossas dicas para impulsionar sua empresa e se destacar entre a concorrência e, caso queria saber mais sobre empreendedorismo digital, continue acompanhando nossas postagens. Para nós, é um grande prazer ajudá-lo em sua jornada rumo à realização profissional.

TAGS: Empreendedorismo digital, empresa virtual, empresa online, negócios, internet, loja virtual, concorrência, dicas, lucro

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *