Computação em Nuvem ou Data Center?

Segurança by Allanis Networks Tags : ,
Computação em Nuvem

A informação é um dos recursos mais importantes para o andamento das organizações. Por meio dela e do seu uso de modo correto, são estabelecidas as estratégias de marketing, táticas operacionais, entre outros.

Já vivemos há alguns anos uma era em que a tecnologia domina praticamente todos os setores. Empresas utilizam cada vez mais um volume de dados gigantesco e precisam de soluções imediatas para saber como lidar com essa quantidade de informações.

São necessários meios apropriados para guardar tudo isso. As velhas pastas e salas de arquivos já não são mais algo comum de vermos. É nessa questão que entram os métodos de armazenamento de dados.

Com essa introdução, o assunto que vamos debater hoje são as principais diferenças e os conceitos que definem duas tecnologias de armazenamento: o Data Center e a Computação em Nuvem.

Sobre o que estamos falando?

O Data Center, também chamado de centro de processamento de dados, é um ambiente onde estão concentrados servidores, os equipamentos de processamento e armazenamento, roteadores e outros itens que proporcionam o funcionamento tecnológico de uma localidade. Milhares de servidores e banco de dados ficam nele guardados, processando, a cada instante, grandes quantidades de informações.

Computação em Nuvem diz respeito às mesmas funções feitas pelo item anterior, só que tudo por meio da internet, utilizando a nuvem. Ela é uma alternativa, principalmente para empresas mais novas, que utilizam uma tecnologia atual para prover seus trabalhos.

Na nuvem, tudo é feito pela rede, sem a necessidade de ter softwares instalados na máquina. Os dados não estão salvos em um servidor específico, mas na nuvem, sendo possível acessar de qualquer lugar.

Diferenças entre as tecnologias

A tecnologia do centro de armazenamento tem como suas principais características a segurança, disponibilidade, desempenho, gerenciamento e eficiência. Já o sistema de nuvem se caracteriza pela dinâmica, escalabilidade, flexibilidade, acessibilidade e maior distribuição dos arquivos.

Modo de funcionamento

O centro de processamento de dados funciona como um servidor comum, ligado para que os dados estejam armazenados durante todo o dia e sejam acessados a qualquer momento. Pode ou não ser mantido dentro das instalações da empresa. Precisa de cuidados especiais, principalmente em relação à sua segurança e às altas temperaturas geradas.

Por outro lado, a Cloud Computing não necessita de um local físico. Os dados estão armazenados na nuvem, em diversos servidores espalhados ao redor do mundo. Não há também uma concentração de informações em apenas um servidor, dando uma noção de independência e maior liberdade.

Segurança

Esse item é fundamental para qualquer serviço de armazenamento. O Data Center pode ser considerado mais seguro, pois é mais simples escolher e dar acesso a somente algumas pessoas para chegar nos arquivos armazenados.

Já a nuvem, apesar de ser mais acessível, permite que, por meio de conexões com a internet, as informações sejam localizadas de qualquer lugar. Ao mesmo tempo em que é um benefício, também se torna uma desvantagem devido aos altos riscos de invasões pela rede.

Outro quesito importante a respeito da segurança é que, com o centro de processamento, a empresa será responsável pelos seus dados. Já na Computação em Nuvem eles estarão em provedores de terceiros.

Serviços

Outra grande diferença entre as duas tecnologias está no que cada uma oferece. O serviço de nuvem é mais flexível e possui poder de processamento maior, além de muito menos burocracias. Se for preciso alterar a memória para salvar mais informações, tudo é feito de maneira simplificada.

Nos centros de processamento não há qualquer tipo de compartilhamento de espaço com outra empresa — o servidor é dedicado (ou seja, exclusivo) — o que é bastante benéfico. Porém, para ter mais espaço e processamento, será necessário investir em novos equipamentos, funcionários, entre outros detalhes como gastos de energia elétrica.

Onde usar

Ainda falando sobre flexibilidade, a Cloud Computing é perfeita para empresas menores, que estão iniciando ou possuem menor capacidade física e financeira. Empresas que necessitam de sistemas mais personalizados e dedicados optam em sua maioria pelo Data Center. Isso porque possuem estrutura necessária para abrigar os equipamentos e equipe suficiente para lidar com os processos.

Desvantagem

Utilizando centros de processamento de dados, a empresa terá capacidade de armazenamento limitada, não sendo possível alterar a quantidade de espaço sem que seja feita a compra e instalação de novos equipamentos.

Por outro lado, a Computação em Nuvem não dá a mesma liberdade e o controle do serviço anterior, pois os recursos de armazenamento estarão sendo compartilhados na nuvem do provedor.

Vamos falar sobre custos

Agora que citamos as principais diferenças entre os dois sistemas, chegou a hora de falar um dos itens mais relevantes na hora de saber qual deles será adotado pela empresa: o custo.

Claramente, as duas tecnologias, por mais diferenças e similaridades que possam apresentar, demandam investimentos diferenciados e que, a depender da realidade financeira da organização, devem ser avaliados para contratar o que for mais apropriado a cada caso.

Sendo objetivo e claro, os sistemas em nuvem saem mais em conta, principalmente para empresas de menor porte. Isso é justificado pelo fato de os provedores de Cloud Computing oferecerem diversos planos mais acessíveis, com funções que o empresário pode determinar como mais necessárias ou não conforme a realidade atual do negócio. Outro ponto é que esse serviço não depende da montagem de uma infraestrutura, novos equipamentos, ficando disponível para uso em espaços de tempo mais curtos.

Já no caso dos centros de dados, é necessário investir certas quantias para iniciar o processo de uso do serviço, pois serão instalados equipamentos novos, um espaço deve ser reservado para essas máquinas, além da equipe que vai administrar. Essa opção acaba por ficar mais cara devido à quantidade de fatores envolvidos, como softwares e gastos de energia.

Tanto Data Center, quando Computação em Nuvem, são serviços que estão presentes no cotidiano das empresas. A tecnologia vem evoluindo e esses dois serviços também. No entanto, fica evidente que trabalhar com a nuvem é algo mais moderno e atual, que vem ganhando cada vez mais espaço, deixando servidores físicos para trás.

Para que esse serviço se torne ideal, falta ajustar questões técnicas de segurança, torná-lo mais sólido e fornecer maior controle a seus usuários. Por outro lado, por ser mais barato e menos trabalhoso que os centros de dados, prova ser a melhor opção para quem está começando agora uma empresa.

Dadas as características, semelhanças, diferenças e principais pontos a respeito dos dois serviços, qual você considera mais interessante para o uso em sua empresa? Use o espaço dos comentários para debater e deixar a sua opinião!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *