Certificações de TI podem beneficiar a sua carreira?

Certificação by Allanis Networks Tags : , , ,
certificações de TI

Antes de falar sobre as certificações de TI, precisamos entender alguns pontos. Em um mundo onde a tecnologia cada vez mais cresce e, essa, se torna essencial para praticamente tudo o que fazemos estar por dentro de todos os assuntos que envolvem essa área, é de fundamental importância. E, quando falamos em profissionais que trabalham com tecnologia, outro grande aspecto também deve ser levado em conta: a informação. Unindo o útil ao agradável, chegamos a um dos mercados mais badalados da atualidade que é a Tecnologia da Informação.

Chamado mais comumente apenas pela sua sigla (TI), a Tecnologia da Informação é nada mais, nada menos, a união de tudo relacionado às atividades e às soluções trazidos pelos recursos tecnológicos, e que visam elementos importantes como o armazenamento de dados, o gerenciamento e uso de informações, além da obtenção dos itens anteriormente citados.

Neste contexto, profissional de TI tem deter em mente que a atualização constante é algo necessário e essencial para ser bem visto no mercado e angariar boas opções de trabalho. Desta forma, para trabalhar nessa área é preciso ter nível superior ou técnico, além de estar disponível para trabalhos em qualquer horário e dia. É necessário saber inglês já que a área de TI exige o conhecimento da língua estrangeira.

Indo ainda mais além, um profissional do ramo deve sempre estar em busca de mais conhecimento e novas informações para ampliar e desenvolver novas habilidades que, certamente, serão utilizadas para melhorar seu posicionamento no mercado. Este exige que os profissionais de TI estejam sempre bem atualizados. E uma das formas de obter atualização é por meio de certificações de TI.

Estas certificações são opções rápidas, seguras e precisas para quem deseja complementar seus conhecimentos obtidos. Elas são ótimas oportunidades para o profissional que almeja destaque na carreira e, o mais importante, trata-se de um grande diferencial no mercado de trabalho, principalmente, quando estamos situados em uma área muito exigente.

Quais as vantagens?

As certificações de TI funcionam como um adendo a tudo que você já conhece da área, ampliando os horizontes em diversos aspectos. Elas podem servir também como ampliação de campo de trabalho, considerando que existem diversas empresas de tecnologia atuantes na produção de softwares, plataformas e outros produtos, mas que necessitam de material humano e não encontram profissionais altamente capacitados.

A maior vantagem de entrar de cabeça nas certificações de TI é que você não precisará investir muito tempo para se preparar e já estar apto a realizar aquilo que foi ensinado e aprendido. Com certeza, o profissional que passa por essas certificações acelera a sua carreira e tende a se destacar no mercado.

Outro fator a ser analisado com muito cuidado é o mercado e a economia. Por que investe-se tanto em TI? Apesar de todos os problemas econômicos que o mundo e, também o Brasil, estão passando, o setor de TI segue em crescimento, pois as empresas reconhecem a importância de ter uma boa gestão de informação em conjunto com tecnologia. Além disso, cada vez mais surgem especializações no setor para melhorar ainda mais a gestão da informação.

Por outro lado, o mesmo fator que faz a Tecnologia da Informação se valorizar, faz com que a concorrência aumente. Observando que esse mercado segue na contramão da crise, mais profissionais da área vão aparecer e buscar especializações. É aí que as certificações de TI comprovam a sua importância e como são fundamentais. Quanto mais qualificado for, mais destaque o profissional terá.

A importância

Trabalhar com Tecnologia da Informação é extremamente prazeroso para os profissionais da área porque se trata de um setor que agrega pessoas que fazem aquilo que amam. Não é qualquer um que pode se “aventurar” e dizer que é um profissional de TI. Em contrapartida, para estar nessa área é preciso entender que o mercado é tão dinâmico quanto as constantes evoluções e atualizações tecnológicas que não param de surgir.

Até por essas questões, as certificações de TI vêm sendo cada vez mais cobradas por empresas, sendo que algumas delas até mesmo exigem como pré-requisito na hora de contratação. O mais bacana para os profissionais é que é bem fácil encontrar treinamentos e certificações, pois o mercado encontra-se em expansão.

Especializar-se é construir novos caminhos e adentrar em novos espaços. Não dá mais para o profissional de TI fazer o “básico” apenas. Além de desenvolver e programar, você deve atualizar novas soluções e buscar saber bastante sobre cada um dos setores fundamentais da área, ou seja, deve ir do banco de dados à gestão de recursos. Desta maneira, para trabalhar com TI é preciso ser diferenciado.

Algumas importantes certificações de TI

Um mercado promissor é resultado de um cenário também promissor e da presença de profissionais que se dedicam, estudam e mostram que, para ser bom, é preciso não apenas conhecer, mas se especializar e buscar crescer a cada dia. A partir disso, você deve conhecer algumas das certificações de TI mais requisitadas do mercado. Confira na lista:

  • Cisco Certified Internetworking Expert – Routing eSwitching
  • VMware VCP-Cloud
  • PMI – Project Management Professional
  • Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL Developer Certification
  • Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD)
  • CompTIAMobility+

Para mais detalhes sobre cada uma dessas certificações de TI citadas, clique AQUI para conferir um artigo que traz as certificações mais requisitadas que serão de fundamental importância para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Mais conhecimento, mais oportunidades, mais destaque!

A informação é algo fundamental na vida em sociedade, nos relacionamentos e, é claro, no trabalho. Não é a toa que a tecnologia é fruto da informação e, hoje, elas andam juntas. Utilizando os recursos de TI de maneira apropriada, por meio de ferramentas, de sistemas e de recursos, a informação vai muito além de sua função e passa a ser um verdadeiro diferencial.

Até por isso, saber quais as certificações de TI farão toda a diferença em sua carreira é muito proveitoso. Tendo conhecimento necessário sobre as certificações e como elas podem beneficiar a sua vida profissional, você estará preparado para qualquer situação. Seja para avaliar o seu grau de conhecimento sobre a tecnologia que irá trabalhar, seja para concorrer a uma vaga e, até mesmo, para buscar novas oportunidades. Quanto mais conhecimento adquirido, mais completo você será.

Não se esqueça de deixar seu comentário sobre o que você achou das informações e como você enxerga que as certificações de TI podem ajudar no desenvolvimento da sua carreira profissional. Opine, interaja!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *