Allanis Protection – A segurança dos seus dados em primeiro lugar

Soluções by Allanis Networks Tags : , , , , , ,

A segurança é um dos assuntos mais importantes no mundo da TI hoje em dia, principalmente depois de vários ataques contra a privacidade de dados. Mas o que significa ter segurança nos sistemas e redes?

A segurança, na realidade empresarial, significa possuir aplicativos e recursos que impeçam a entrada de hackers e programas mal-intencionados, evitando o roubo de informações e até a danificação do sistema. Afinal, os dados de uma empresa, como informações de clientes, protocolos internos, projetos particulares etc. podem causar enormes danos financeiros se cair nas mãos dos concorrentes.

Quais os riscos de uma segurança baixa para uma empresa?

A falta de segurança em sistemas e redes pode provocar sérios problemas para qualquer empresa, já que é comum armazenar informações relevantes e confidenciais no sistema da organização. Os principais riscos são:

  • Prejuízos financeiros: alguns dados e informações empresariais podem garantir uma parcela maior do mercado ou até mesmo mais competitividade no setor. O vazamento disso pode ocasionar grandes quantias de prejuízo, algumas vezes irreversíveis.
  • Perda de credibilidade: uma empresa que sofre ataques no sistema e compartilha informações privadas de clientes ou fornecedores fica mal vista no mercado, podendo perder investidores e parceiros.
  • Perda de exclusividade: algumas empresas possuem conceitos exclusivos, os quais permitem uma vantagem sobre as concorrentes. Se esse “segredo” vir à tona, a exclusividade também acaba.
  • Outros casos: dependendo do setor da empresa, existem riscos diferentes, como o vazamento de um código de software, a publicação de projetos mecânicos de uma indústria etc.

A segurança do Allanis Protection

A solução de segurança da Allanis se baseia na tecnologia firewall, ou seja, adiciona um filtro na entrada da rede local, controlando o que passa e o que não passa, evitando que softwares mal-intencionados infectem a rede.

Além de filtrar a entrada de dados, o recurso permite controlar o acesso e a navegação dos usuários, evitando conteúdos impróprios e reduzindo a vulnerabilidade do sistema.

A segurança é a principal característica dessa alternativa, porém o recurso oferece ainda mais benefícios, como:

  • Aumento de produtividade: os funcionários não conseguem acessar sites e conteúdos que não tenham interesse para a empresa, mantendo o foco e alcançando níveis maiores de produtividade.
  • Controle de banda: além de controlar o acesso, a ferramenta também distribui a banda para os diversos computadores, aumentando a eficiência e a velocidade da transferência de dados.
  • Autenticação do proxy: esse sistema de segurança também permite utilizar o Active Directory para realizar a autenticação do proxy que está acessando a rede, dificultando a invasão por hackers.
  • Quantidade de usuários ilimitada: o sistema de segurança pode ser aplicado a todos os usuários da empresa, incluindo as conexões e redes. A única limitação que pode ocorrer é aquela proporcionada por hardwares.

Características da Allanis Protection

Uma das principais características dessa aplicação é a distribuição em plataforma Linux Ubuntu, ou seja, é um Open Source, o que permite uma aplicação personalizada e mais adequada a cada necessidade.

Além disso, possui um programa antivírus integrado no servidor proxy, permitindo uma verificação mais eficiente, diminuindo o risco de infecção por malwares e monitorando o sistema a todo instante.

Outro recurso dessa alternativa de segurança é o bloqueio de programas que facilitam a entrada de vírus, como programas de Torrent, entre outros aplicativos. Também barra inúmeros domínios online por meio de uma lista negra completa.

Como funciona o monitoramento dos usuários?

Porém nada adianta ter inúmeras funcionalidades de filtragem e barreira de malwares se o usuário continuar acessando conteúdos não confiáveis e criando vulnerabilidades na segurança, mesmo que seja inconscientemente.

Desse modo, é necessário monitorar cada usuário, para identificar possíveis riscos à segurança e os solucionar. Esse monitoramento é realizado por meio de relatórios individuais, permitindo identificar o usuário e o computador, compostos por vários indicadores, como:

  • Tempo de acesso: marcará a quantidade de tempo que o usuário utilizou a internet, permitindo identificar quem que fica horas navegando.
  • Classificação de sites por número de acessos: esse indicador controla o número de vezes de acesso em cada site, permitindo comparar com o tempo de navegação.
  • Consumo de banda: o monitoramento de banda é muito importante, já que todos os usuários utilizam a rede para realizar suas funções. Se houver uma pessoa utilizando mais banda que o normal, ela pode estar realizando o download ou upload de algum conteúdo.

A Allanis Protection utiliza esses indicadores no relatório para monitorar cada pessoa individualmente, conseguindo identificar quem esteja prejudicando o funcionamento da empresa.

Com base nos resultados do relatório, é possível identificar novos sites ou conteúdos que devam ser bloqueados e restrições que devam ser adicionadas.

Outro monitoramento que pode ser realizado são relatórios sobre o computador e a conexão, levando em consideração outros fatores, como a utilização de memória, os processos executados, o ping etc.

Personalizações e aplicativos extras

Um grande diferencial dessa solução de segurança é a opção de módulos extras, opcionais, que melhoram o desempenho e promovem uma melhor experiência de uso. Os 4 módulos disponíveis sâo:

Allanis Firewal Router

E um hardware fornecido pela Allanis com um firewall instalado, sendo recomendada para estabelecimentos com até 15 computadores. O módulo conta com roteador e recursos de segurança, como regras de firewall etc.

Multilinks

Consiste em gerenciar múltiplos links de internet, melhorando o tráfego de dados e garantindo o funcionamento mesmo que um link fique com defeito.

VPN

Muito utilizado por funcionários que realizam viagens ou até mesmo os que trabalham em home office, permite acessar a rede da empresa remotamente, com a segurança interna garantida por meios certificados com algoritmos de alta segurança.

Alta disponibilidade

É possível instalar o sistema em um cluster, criando uma redundância entre o servidor primário e o servidor secundário, ou seja, os dois servidores trabalham para um mesmo objetivo: se um falhar, o outro continua funcionando.

Quer conhecer mais sobre o Allanis Protection e as outras soluções disponíveis? Converse conosco, deixe seu comentário abaixo com suas dúvidas ou sugestões. Agradecemos imensamente o seu contato.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *