Allanis Monitor – Conheça a tecnologia open source e acompanhe em detalhes a sua empresa

Soluções by Allanis Networks Tags : , , , ,

Na década de 1990 surgiu um conceito que promoveu muito avanço para a tecnologia da informação: o open source. Esse método de criar programas começou pela idealização de duas pessoas: Eric Raymond e Bruce Perens.

O código aberto, traduzindo do inglês, é a disponibilidade do código fonte dos softwares, permitindo sua adaptação para as mais diversas áreas e finalidades. Desse modo, a prática de fornecê-lo gratuitamente ajuda com o desenvolvimento da tecnologia.

Essa tecnologia propiciou o nascimento de muitos softwares que auxiliam inúmeras empresas, permitindo quebrar os antigos vínculos com programas de grandes produtoras com códigos fechados.

Mas por que minha empresa precisa disso?

Ter softwares gratuitos e de qualidade sempre atraiu muita gente, incluindo empresários. Porém não precisar pagar para utilizar um serviço não é a única vantagem desse método.

  • Segurança: à primeira vista, abrir o código fonte de um software parece “convidar” hackers a invadir o sistema, porém a realidade é outra. A abrangência gratuita do público é tão alta que auxilia a identificar bugs e falhas de segurança, prevenindo que invasões ocorram.
  • Desenvolvimento: uma característica muito presente nos softwares livres é a cooperação, já que essa metodologia permite que desenvolvedores de todo o mundo apliquem seus conhecimentos em cima de um mesmo código. Isso acarreta mais qualidade e uma evolução mais rápida.
  • Investimento: além do custo zero para utilizar os programas avançados dessa forma, outra grande vantagem é a possibilidade de investir mais eficientemente, utilizando o dinheiro que seria aplicado em softwares para promover o desenvolvimento e a evolução da empresa.
  • Sem riscos: quando uma empresa compra um software pago, o preço é alto; então, se as funcionalidades não forem compatíveis com suas necessidades, vai ser um grande desperdício. Já com os softwares livres é possível personalizá-los com novas funções ou apenas descartá-los sem complicações.
  • Compartilhamento de informações: a comunidade global de usuários cresce a cada dia; dessa forma, é comum encontrar informações e suporte em fóruns e grupos.
  • Flexibilidade: uma das grandes vantagens da utilização de sistemas de código aberto é que não há a necessidade de atualizar os softwares constantemente, sendo que as possíveis atualizações ficam a cargo da empresa.

Allanis Monitor, um programa de código aberto para sua empresa

A Allanis Network é uma empresa que desenvolve e fornece inúmeras soluções de TI para facilitar a vida de muitas empresas, e o serviço de monitoramento empresarial é um deles. Essa aplicação utiliza a metodologia de código livre para permitir sua personalização de modo a possibilitar uma adaptação melhor a cada necessidade de cada incorporação.

Esse serviço de monitoramento é utilizado para visualizar os recursos de forma mais fácil:

  • Sistemas operacionais multiplataformas: hoje em dia praticamente todo mundo tem computadores, smartphones e outros eletrônicos. Por essa razão, é indispensável trabalhar com softwares que se adaptem a todas essas plataformas.
  • Servidores: o monitoramento de servidores permite visualizar com mais facilidade todos os documentos e arquivos compartilhados pelos setores da empresa.
  • Sistemas de armazenamento: os bancos de dados são comuns no ambiente empresarial e possibilitam visualizar o armazenamento de forma facilitada com mais velocidade para processar as informações.
  • Desempenho e disponibilidade: um recurso muito importante para os setores de TI das empresas é a análise da disponibilidade de aplicativos. Com o monitoramento, é possível acompanhar esses dados e planejar melhor a atualização de cada aplicativo.
  • Sistemas de rede e segurança: a segurança é uma preocupação real para todas as empresas, tornando indispensável o monitoramento da privacidade nas informações.

Vantagens de utilizar a solução de monitoramento de ativos de TI

As operações envolvendo os recursos de TI são muito importantes para a organização empresarial como um todo, aumentando a velocidade de informação e a distribuição de dados.

Por essa razão, é necessário monitorar esses recursos. A utilização do Allanis Monitor promove inúmeros benefícios como:

  • Esse serviço utiliza a nuvem para facilitar o monitoramento, permitindo aumentar o número de recursos monitorados com mais rapidez.
  • Centralização da visualização: o serviço de monitoramento unifica todas as telas em um único console, permitindo visualizar inúmeros recursos no mesmo local.
  • Economia: o serviço permite contratar um serviço mensal para realizar o monitoramento, mas sem a necessidade de investir em equipamentos ou profissionais qualificados. Dessa forma, o software não tem custo, sendo cobrado apenas o trabalho de TI desenvolvido para realizar o monitoramento.
  • Produtividade: mudando o modo como a organização atua, é possível aumentar a produtividade da equipe de TI por meio da proatividade.
  • Rapidez na identificação de problemas: o monitoramento em tempo real e as aplicações como alertas e métricas permitem uma rápida identificação de problemas e, consequentemente, uma solução mais eficiente.
  • Personalização: por se tratar de um serviço com código livre, o monitoramento pode ser totalmente personalizável, sendo adicionados recursos e funções específicas para cada empresa.
  • Abrangência: o monitoramento pode ser adaptado para realizar a visualização e o controle de vários outros serviços, não ficando preso apenas aos ativos de TI.
Atividades realizadas com ajuda do monitoramento de ativos

A visualização proporcionada pelo sistema de monitoramento permite realizar inúmeras ações com foco na proatividade, como:

  • Correção de erros: a rápida identificação permite corrigir os erros imediatamente.
  • Relatórios: a emissão de relatórios de desempenho permite avaliar os pontos fortes e fracos da organização, permitindo desenvolver soluções adequadas a cada caso.
  • Planos de ação: o monitoramento avalia vários recursos de uma única empresa. Com os relatórios e as avaliações, é possível criar planos de ações que melhorem o ambiente empresarial, além de aumentar a produtividade da organização.
  • Controle de rotinas de TI: é comum para muitas empresas a realização de backups, replicações e outras rotinas de segurança. Utilizando o Allanis Monitor, é possível controlar essas rotinas de modo mais eficaz.

Além disso, por se tratar de um software livre, é possível personalizá-lo para se adequar às necessidades da empresa, criando novas rotinas de monitoramento e provendo resultados mais relevantes para a organização.

Quer conhecer mais sobre o serviço de monitoramento de ativos de TI? Entre em contato conosco e deixe seu comentário abaixo. Agradecemos sua opinião.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *