6 motivos matadores para investir na nuvem e aumentar a credibilidade do seu negócio

Empreendedorismo by Allanis Networks Tags : , ,

Pesquisas relacionadas ao setor de tecnologia apontam que 2016 foi o ano da cloud computing, ou seja, da hospedagem em “nuvem”. E não é para menos. Com a importância crescente da área de TI na gestão das empresas, a integração estratégica precisa estar à frente da simples resolução de problemas.

Outro dado significativo mostra que, até 2020, serão raras as empresas que não contarão com serviços de cloud. Somente o segmento de IaaS (Infrastructure as a Service) tem demonstrado um crescimento de cerca de 40% por ano desde o início da década. Mas, por que esse cenário tem se transformado de forma tão rápida e evidente?

Se há alguns anos as equipes de TI eram acionadas com frequência para “apagar incêndios”, agora participam de forma muito mais ativa junto a outras áreas, a exemplo do marketing. Nessa trajetória de ascensão, a transição de dados para cloud tem se mostrado o suporte adequado.

Com o auxílio de uma empresa de consultoria de TI, é possível identificar qual o melhor tipo de cloud para a sua empresa, assim como estabelecer a estratégia, flexibilidade e recursos para usufruir da hospedagem. Confira, a seguir, como a nuvem pode impulsionar a credibilidade do seu negócio de forma significativa.

  1. Rotina otimizada

Por meio da cloud corporativa adequada, é possível elevar a eficiência dos serviços. Dessa forma, a equipe de TI passa a ser mais estratégica e investir a expertise em projetos inovadores. Atualmente, empresas que têm a tecnologia como fator indispensável ao negócio já aderiram maciçamente à nuvem. Problemas como lentidão de internet e serviço congestionado finalmente poderão ficar no passado. Por meio da cloud, a equipe pode atuar de forma mais homogênea e sem entraves no desenvolvimento dos projetos.

Para o momento de transição, muitas empresas optam pela cloud híbrida, que une a conexão local ao ambiente em nuvem. Dessa forma, a escala pode aumentar gradualmente ao mesmo tempo em que o antigo modelo continua em ação. A segurança é um dos pontos que leva alguns gestores a optarem por essa alternativa em um primeiro momento. Com o passar do tempo e o aumento de confiança na cloud, a tendência é realizar a migração completa para uma private cloud, por exemplo.

  1. Baixo custo

Com a especialização dos serviços de cloud computing e sua expansão em território nacional, atualmente os custos são acessíveis a empresas de portes variados. Para aquelas que não têm orçamento expressivo para investir em tecnologias próprias, a cloud proporciona eficiência na medida certa. Ou seja, o ganho em escala se dá sem grandes investimentos ou necessidade de espaço físico para inserção de servidores.

Para as empresas que atuam com um servidor próprio, a possibilidade é ganhar escala por meio da cloud híbrida, por exemplo. Tudo dependerá da intenção da empresa e de quanto deseja investir em determinado momento. Lembrando que o processo de migração para nuvem já é uma realidade e quanto antes as empresas se adequarem, melhor.

Com a crise econômica, esse tipo de solução tem ganhado a atenção de empresas que não querem ficar estagnadas apesar dos desafios atuais. Assim, por meio da cloud, é possível manter a inovação e reduzir os gastos nesse período crítico.

  1. Agilidade na inovação

Com o suporte de uma empresa de consultoria de TI e aquisição da nuvem adequada, é possível garantir monitoramento, gerenciamento e resolução de incidentes relativos aos dados. Essa otimização em termos de arquitetura de serviços e custos possibilita que o enfoque da equipe de TI permaneça nas inovações.

Assim, em vez de perder tempo “apagando o fogo” de eventuais problemas, a equipe pode planejar e desenvolver novos serviços. Como não há necessidade de um investimento alto e nem espaço físico, os processos são concretizados de forma muito mais ágil.

  1. Mais segurança

A grande necessidade de integração e gerenciamento é um dos pontos fortes para se apostar na migração para a nuvem. Mas, outro aspecto em destaque tem impulsionado o setor em 2016. Por meio da criptografia e ferramentas com atualização frequente, as clouds são ambientes extremamente seguros e confiáveis.

Há também possibilidades oferecidas pelos fornecedores que tornam esse ambiente mais seguro. Uma delas está na oferta de backups automáticos programados para proteger os dados. Além disso, a privacidade com medidas de segurança na transmissão de dados e controle de acesso garante mais tranquilidade aos gestores.

A segurança possibilitada pelas clouds reflete na otimização do tempo, pois a responsabilidade desse cuidado fica por conta do fornecedor.

  1. Mais flexibilidade para avançar

Sem a preocupação com espaço, é possível pensar em projetos novos e colocar esse exercício de inovação na rotina. Uma parceria que proporcione adequação no uso do espaço da nuvem pode ser extremamente benéfica para ambos os lados. Por exemplo, na medida em que uma empresa precisa de menos espaço da nuvem, pode reduzir a proporção de hospedagem.

Da mesma forma, se está em um momento oportuno de crescimento, consegue investir mais de forma a não se preocupar com o espaço.

  1. Gestão estratégica e integrada

Otimizar os processos com o auxílio de uma empresa de consultoria de TI afeta a empresa como um todo – especialmente com a transição para a nuvem. Atualmente, as equipes de TI representam um pilar fundamental na estrutura da empresa, e quanto mais puderem dialogar com outras áreas em vez de apenas resolverem problemas, mais positivo será o retorno.

Junto às áreas comercial e de marketing, é possível elaborar soluções para alavancar as vendas, por exemplo. Essa agilidade na busca de soluções e resolução de problemas tem impacto direto na credibilidade da empresa. Dessa forma, com o cloud, é possível manter o foco nas estratégias integradas de negócios.

Atualmente, o papel dos Chief Informations Officers (CIOs) tem se mostrado fundamental em termos de inovação junto aos CEOs. A visão estratégica de empresas que se sobressaem é composta pela expertise das equipes lideradas por esses profissionais. Deixando o caminho livre com o investimento em clouds, há mais agilidade para visualizar novas possibilidades de inovação.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *